Produzir conteúdo para as redes sociais

redes sociais 1024x410 1
Getting your Trinity Audio player ready...

A produção de conteúdo é uma ferramenta extremamente poderosa para comunicação nas redes sociais.

Se você trabalha de maneira independente e quer atrair novos clientes, com certeza a produção de conteúdo vai ser útil para você.

E com “produção de conteúdo” não estou me referindo a qualquer coisa que pode ser publicada, mas algo que está alinhado a uma estratégia maior, o porquê de utilizar e quem atrair.

Neste artigo eu vou dar um foco maior no Instagram, já que é a rede social que eu mais utilizo.

E para introduzir o assunto, deixa eu te mostrar alguns dados:

  • Segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), em 2019 o número de usuários da internet no Brasil chegou a 134 milhões;
  • Instagram é uma rede social com mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo, e está crescendo;
  • O Brasil é o segundo país em número de usuários do Instagram, perdendo apenas para os Estados Unidos;
  • Em termos de audiência global durante a pandemia, o Instagram cresceu 31,2%, segundo estudo da plataforma Socialbakers;
  • No mesmo período, o uso da rede social aumentou 72% entre 2 mil entrevistados pela Opinion Box.

Com isso, eu quero dizer que existe uma grande oportunidade de comunicação na plataforma, e talvez você não esteja usando da melhor maneira.

As redes sociais se tornaram uma maneira democrática de se comunicar com uma audiência, aliás, fazer publicações é de graça.

produzir conteudo redes sociais 1

Mas como dizem algumas pessoas, se você não paga por alguma coisa você é o produto.

O grande negócio das redes sociais são os dados. Existem algoritmos por trás delas que catalogam pessoas através do seu comportamento e vendem essas informações para as marcas se comunicarem com você.

E com um número estrondoso de usuários nas redes sociais, existe uma grande oportunidade de comunicação, e uma das ferramentas mais importantes para isso é a produção de conteúdo.

Por que utilizar

A frase “quem não é visto não é lembrado” se tornou um ditado popular quando o assunto são negócios.

E quando se fala de redes sociais essa tarefa está ficando cada vez mais acessível.

Produzir conteúdo para a internet permite que você alcance pessoas que talvez nunca tenha sonhado alcançar e atrair clientes que você não imaginava atrair.

Mas para que isso seja possível, não adianta fazer qualquer tipo de conteúdo, mas um que esteja alinhado aos seus objetivos.

produzir conteudo redes sociais 2

O posicionamento nas redes sociais precisa refletir um objetivo maior, como: oferecer um serviço, vender produtos, patrocínio de marcas etc.

Isto é, não é qualquer publicação que vai ser um conteúdo de tração para o seu negócio.

Um bom conteúdo precisa refletir seus objetivos de maneira simples, mas além disso, precisa ser interessante para quem você quer atrair.

Imagine uma festa. Lá você se interessa por uma pessoa mas parece que ela não te dá bola. Se você tivesse alguma informação sobre ela, acha que poderia ser mais simples atraí-la? Um cheiro, lugar, bebida ou até mesmo a roupa pode aumentar as suas chances de atração.

Nas redes sociais é a mesma coisa, quanto mais consciência sobre você e sobre quem você quer atrair, mais efetiva será a sua comunicação.

Se eu produzo conteúdos sobre emagrecimento, estou atraindo pessoas que querem emagrecer. Sobre empreendedorismo, pessoas que querem empreender, e assim por diante.

Como começar a produzir conteúdo?

O passo zero da produção de conteúdo é saber com quem você quer se comunicar, enquanto o primeiro passo é saber o que você vai comunicar. E para isso é importante o planejamento de conteúdo.

Por qual software você vai criar é o menor dos problemas, já que atualmente existem muitas opções no mercado e o principal déficit são pessoas que sabem produzir conteúdo propriamente.

O planejamento de conteúdo se dá por um período no calendário onde você separou quais conteúdos vão ao ar.

produzir conteudo redes sociais 3

Para que tudo esteja conectado a uma estratégia maior e reflita verdadeiramente o seu posicionamento, é importante definir o planejamento como uma etapa anterior a qualquer outra.

Esse momento responde a pergunta: Éricles, o que eu vou produzir?

A principal fonte de insights são outros perfis que se comunicam com o mesmo público que você tem interesse.

Não estou falando sobre plagiar, mas sim utilizar a linha editorial dos perfis como inspiração. Já falei mais sobre referências em outro artigo.

Não existe uma regra sobre quantas publicações você precisa fazer.

O ideal é que você tenha um bom planejamento de pauta e, se possível, siga o calendário de no mínimo 3 posts semanais. Isso assegura que não vai ter um vácuo tão grande desde seu último conteúdo nas redes sociais.

O que publicar

Se você trabalha como ilustrador(a), que tal publicar alguns projetos ou estudos? Isso garante que você tenha um portfólio online e atraia pessoas que têm interesse em ilustrações.

Se você vende produtos, pode publicar conteúdos que têm a ver com o universo dele.

Não estou falando sobre oferta o tempo inteiro, mas sobre educar o mercado através da sua solução ou descrever o mundo ideal do seu cliente.

Fonte: Designerd

post andre desenvolvedor
Escrito por: André Rodrigues
Desenvolvedor web

Vamos tomar um café. Se você quer resultados diferentes, precisa de uma agência que pense diferente. Faça o orçamento do seu site ou Campanha Ads e agende hoje mesmo seu atendimento.

Na Mundo Digital web e design o seu site já é criado de forma responsiva, atendendo os padrões do Google e otimizados para diminuir o tempo de carregamento do site e facilitar sua indexação e também executamos todos os procedimentos no Search Console do Google. Todo o site também é oferecido com SEO completo e contamos com hospedagem de sites com servidores de última geração com discos SSD, 32 Giga de memória e 32 cores de processamento.

Seu site nas primeiras páginas do Google. Atendemos as cidades de Itupeva, Valinhos, Grande ABC, Jundiaí, Indaiatuba, Louveira, Campinas, Itatiba, Vinhedo, Cabreúva, Sorocaba, Guarulhos e São Paulo. Também contamos com o atendimento online todo o Brasil. Sinta-se a vontade para conhecer as nossas soluções em internet.

Tags

#bing #curiosidades #desenvolvimento-de-sites #design #estrategias-de-anuncios #otimizacao-de-sites #produtividade #projetos #tecnologia #wordpress #blog #criacao-de-sites #fotografia #google #hospedagem-de-sites #imagens #internet #landing-page #marketing #schema-markup #seo #sites-responsivos #webdesign #websites #wordpress

André Rodrigues
André Rodrigues
Com mais de dez anos de experiência no setor, a equipe da Mundo Digital Web e Design está empenhada em ajudar seus clientes a expandir seus negócios on-line. Sabemos que um site bem projetado e uma campanha de publicidade eficaz são essenciais para atrair e converter clientes em potencial em compradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *