Google muda algoritmo e prioriza notícias originais

google 1024x410 1
Getting your Trinity Audio player ready...

O Google anunciou nesta quinta-feira (12) mudanças no algoritmo que determina a classificação de notícias no seu sistema de busca. Passa a priorizar veículos que tenham publicado a história primeiro —o furo, no jargão jornalístico.

A empresa, que ao longo dos últimos anos atraiu parte significativa do anúncio publicitário do jornalismo, afirmou em publicação no seu blog oficial que a medida visa apoiar o trabalho das organizações jornalísticas.

google page

Logo do Google; empresa mudou algoritmo para evidenciar furos jornalísticos na busca

A mudança é uma forma de tentar garantir que a receita de anunciantes seja direcionada às companhias que investiram no trabalho de reportagem. A medida também é um aceno às empresas de mídia que há anos demandam do Google repasse pela verba que ele obtém a partir do conteúdo de terceiros indexado em seu site.

O impasse já levou, há cerca de sete anos, os principais jornais brasileiros a deixarem a área Google Notícias. Hoje eles estão na plataforma. 

A reordenação, segundo o Google, vai permitir que reportagens apuradas e publicadas por um jornal, site, blog ou revista permaneçam em destaque na primeira página da busca e não acabem escondidas pela repercussão que geram em outros veículos.

“Com isso, leitores interessados nas últimas notícias podem encontrar também a matéria que deu origem à cobertura subsequente. As empresas de jornalismo, por outro lado, se beneficiam de uma exposição mais ampla e prolongada de seu conteúdo original”, disse Richard Gingras, vice-presidente do setor de notícias da companhia.

Até então, o sistema de busca priorizava versões mais recentes ou abrangentes de um assunto, o que dificultava a busca do leitor pela notícia que deu origem à cobertura. 

Ao pesquisar Marcos Cintra (secretário da Receita demitido na quarta-feira), por exemplo, o leitor poderia encontrar a repercussão da demissão entre membros do governo e não a informação pioneira sobre sua demissão. 

Como há diferentes critérios para definições de reportagens originais em redações, a empresa deixa esse conceito em aberto. Diz que seu “trabalho terá de continuar evoluindo para compreendermos o ciclo de vida das matérias”.

O Google tem mais de 10 mil pessoas que avaliam o desempenho dos seus algoritmos. Entre as diretrizes a esses profissionais, orienta que destaquem “reportagens originais que contenham informações que, de outro modo, não seriam conhecidas sem a existência daquele artigo”.

Também pede que considerem a “reputação dos veículos”, como prêmios jornalísticos atribuídos a eles. Como exemplo de conteúdo original, cita o caso Panama Papers, divulgado primeiro pelo jornal alemão Süddeutsche Zeitung, e a cobertura da crise dos opioides nos Estados Unidos, feita pelo jornal americano The Washington Post. 

O algoritmo do Google leva centenas de fatores em consideração, entre eles a legitimidade de um site, a popularidade de um conteúdo e o horário da publicação —além de sinais como uso de palavras-chave que se aproximem do vocabulário médio do leitor e hiperlinks no texto.

A receita publicitária mundial do gigante americano em 2018 foi de US$ 116,3 bilhões, segundo análise de dados do portal alemão Statista. 

Fonte: Folha de S. Paulo

post andre desenvolvedor
Escrito por: André Rodrigues
Desenvolvedor web

Vamos tomar um café. Se você quer resultados diferentes, precisa de uma agência que pense diferente. Faça o orçamento do seu site ou Campanha Ads e agende hoje mesmo seu atendimento.

Na Mundo Digital web e design o seu site já é criado de forma responsiva, atendendo os padrões do Google e otimizados para diminuir o tempo de carregamento do site e facilitar sua indexação e também executamos todos os procedimentos no Search Console do Google. Todo o site também é oferecido com SEO completo e contamos com hospedagem de sites com servidores de última geração com discos SSD, 32 Giga de memória e 32 cores de processamento.

Seu site nas primeiras páginas do Google. Atendemos as cidades de Itupeva, Valinhos, Grande ABC, Jundiaí, Indaiatuba, Louveira, Campinas, Itatiba, Vinhedo, Cabreúva, Sorocaba, Guarulhos e São Paulo. Também contamos com o atendimento online todo o Brasil. Sinta-se a vontade para conhecer as nossas soluções em internet.

Tags

#bing #curiosidades #desenvolvimento-de-sites #design #estrategias-de-anuncios #otimizacao-de-sites #produtividade #projetos #tecnologia #wordpress #blog #criacao-de-sites #fotografia #google #hospedagem-de-sites #imagens #internet #landing-page #marketing #schema-markup #seo #sites-responsivos #webdesign #websites #wordpress

André Rodrigues
André Rodrigues
Com mais de dez anos de experiência no setor, a equipe da Mundo Digital Web e Design está empenhada em ajudar seus clientes a expandir seus negócios on-line. Sabemos que um site bem projetado e uma campanha de publicidade eficaz são essenciais para atrair e converter clientes em potencial em compradores.

1 Comments

  1. Carlos disse:

    Então a Folha de São Paulo a Revista Veja e G1 deveriam não ser indexados, pois só tem mentiras nesses veículos. Quando eles precisarem informa a verdade ninguém vai acreditar de tanto que mentem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *