10 sites para fazer download de músicas gratuitas para seus projetos

É difícil definir exatamente quanto uma trilha sonora é importante em um filme/vídeo. 50%, 60%? Mas é certo que ela tem um papel vital em muitos trabalhos audiovisuais.

Para entender o papel da combinação de música e imagens em movimento, pense na época do cinema mudo. Eles conseguiam contar histórias emocionantes sem se engajar no diálogo e inspirar seu entusiasmo, empolgação ou tristeza.

Mas mesmo naquela época, a música tinha uma grande participação na criação de emoções, já que alguns filmes eram interpretados ao vivo por um pianista ou orquestra completa, dentro do cinema, e também tinham outros com suas trilhas sonoras gravadas, ajudando muito a narração da história.

E se você está nessa área, provavelmente já sabe dessa importância e talvez esteja procurando algumas trilhas para seu projeto. Seja ele pessoal ou comercial de baixo orçamento, com certeza esses 10 sites para baixar grátis suas trilhas sonoras vão ajudar muito:

Mixkit

Mixkit tem uma grande biblioteca de músicas, vídeos, templates e efeitos sonoros. Isso é possível porque o site é um segmento do Elements, da Envato, que já falamos em alguns outros posts. Então diversos dos freebies que eles já disponibilizaram ficam aqui, além de muitos outros.

O material tem uma ótima qualidade e a licença de uso vai desde o uso pessoal até o comercial (cada item especifica como e onde poderá ser utilizado).

Free Music Archive

Free Music Archive já está disponibilizando músicas para seus projetos e para apoiar artistas independentes desde 2008. Então o acervo é grande e variado.

Tem um filtro clássico de gêneros, que pode te ajudar a encontrar o que precisa.

Verifique sempre o tipo de licença ao baixar o áudio (ele aparece no popup de download). Mas tem diversas opções de uso e com a possibilidade de contribuir ao autor.

Bensound

Bensound traz muitas boas trilhas, filtradas por gênero, com licença gratuita (desde que sejam creditados no vídeo a ser utilizado), para vídeo. Então se estiver procurando algo para podcast ou audiobook, precisará adquirir a licença.

Motion Array

Motion Array conta com muitos recursos para quem trabalha com vídeo, como templates, footage, efeitos sonoros e diversos freebies, como essas trilhas sonoras de ótima qualidade para uso pessoal ou comercial.

Fugue (icons8)

Fugue é o segmento do icons8 (site de ícones e vetores) para músicas livre de direitos. Tem uma biblioteca grande, mas com a restrição para uso pessoal, a não ser que adquira a licença.

Filmstro

Filmstro é uma plataforma muito interessante, que permite que você crie suas próprias músicas com o software deles (tem uma versão gratuita para experimentar).

Se você não quiser utilizar o programa, eles disponibilizam algumas músicas prontas, mas em 64kbps, ou seja, a melhor qualidade só fica disponível na versão paga. Mas mesmo assim, pode ser muito útil para projetos pessoais.

Vale experimentar o programa e mixar suas trilhas.

Jamendo

A plataforma de incentivo para músicos independentes Jamendo vem com uma enorme variedade, então você encontrará nele tanto a opção de escutar a rádio de alguns autores, como também baixar, com cada licença especificada no download.

Biblioteca de Áudio do Youtube

Essa é uma das opções mais seguras para utilizar em seus vídeos do YouTube, afinal… é do próprio Youtube.

Biblioteca de Áudio do YouTube está cada vez melhor e mais variada, mas você corre um risco maior de utilizar algum áudio que vários outros vídeos também estão usando, já que é um lugar que muita gente busca. Mas não deixa de ser uma boa opção, mesmo assim.

Verifique a licença caso você for utilizar esse áudio fora do YouTube, já que alguns arquivos não permitem esse uso externo.

Biblioteca de Áudio do Facebook

Assim como o anterior, a própria plataforma tem sua biblioteca de músicas e efeitos sonoros. Se é um vídeo de anúncio pro Facebook e Instagram, por exemplo, essa é a, provavelmente, a melhor opção.

Clique aqui ou na imagem acima para conferir

SoundCloud

Outra plataforma bem tradicional de incentivo a artistas independentes. O próprios músicos liberam ou não suas músicas para download.

A busca não é tão eficiente para descobrir se o arquivo pode ou não ser baixado, mas é um espaço legal para quem gosta de música e quer acompanhar o cenário também um pouco fora do mainstream.

Clique aqui ou na imagem acima para conferir

Conclusão

Como você pode ver o áudio (seja em efeitos sonoros ou a música) desempenham um papel extremamente importante no seu vídeo.

A faixa de áudio deve ser da mais alta qualidade para aproveitar as vantagens da música, algo que muitas vezes só é possível adquirindo os direitos de utilizar o arquivo, assim o site disponibiliza o arquivo wav, como na assinatura do Elements, por exemplo.

A mistura de um bom áudio e imagens pode gerar emoções, informar e tornar sua mensagem inesquecível.

Tenha paciência, pois escolher a música certa demanda muito tempo e pesquisa. Utilize esses sites e brinque com os filtros de humor, clima, tempo e gênero que podem facilitar suas buscas. E tome sempre cuidado com os tipos de licença e onde você irá utilizar esse áudio.

Fonte: Designerd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish