Getting your Trinity Audio player ready...
|
Com a oferta de internet crescendo diariamente, cada vez mais pessoas estão utilizando a rede para interagir e buscar informações. Ao acessar um site, alguns segundos a mais no tempo de carregamento da página podem ser a diferença entre ganhar e perder um leitor ou cliente. Por isso, é fundamental manter o seu site rodando com o menor tempo de carregamento possível.
Existem diversas técnicas para otimizar sua página e aumentar a velocidade do site, mas hoje vamos falar sobre uma etapa anterior a essa: vamos conhecer algumas ferramentas gratuitas que nos permitem avaliar e medir o tempo de carregamento de um site. Como disse o famoso cientista e filósofo William Thompson (Lord Kelvin), “Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”. Então vamos lá!
A ferramenta do Google faz parte do portal para desenvolvedores da empresa e analisa o carregamento do site tanto em desktops quanto em dispositivos móveis. Após submeter a url da página, você receberá uma avaliação baseada nos seguintes critérios:
Em cada uma das seções listadas acima, a página receberá uma nota de classificação, entre 0 e 100, sendo 0 o pior índice e 100 o melhor. Quanto mais próximo de 100, menos itens você terá para corrigir.
Além disso, será realizada uma avaliação detalhada dos problemas encontrados e uma recomendação do que pode ser feito para correção. Da mesma forma, os elementos que estiverem em ordem, serão listados na área de “Aprovado”.
A ferramenta também exibirá uma captura de tela da página em um dispositivo móvel e em um desktop.
Acesse o Page Speed Insights em https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/
Nessa ferramenta, além da nota de classificação, você também poderá visualizar em destaque o número de requisições feitas pela página, o tempo total de carregamento e o tamanho total dos arquivos presentes na página.
Logo abaixo deste resumo, você verá um gráfico contendo todas as requisições feitas e o tempo de carregamento individual. Ao pousar o mouse sobre uma das barras de tempo, um balão é exibido, contendo o tempo de duração de cada item no processo, da requisição à resposta, conforme ilustrado na imagem abaixo.
Acesse a ferramenta Pingdom em http://tools.pingdom.com/fpt/ (em inglês)
A análise do GT Metrix utiliza 27 critérios distintos para gerar sua nota de classificação. Em cada critério é possível visualizar o que precisa ser otimizado (se houver). Assim como na ferramenta Pingdom, também é possível visualizar as requisições individualmente.
Em destaque, você verá o índice de classificação Page Speed, da GT Metrix, e também o índice YSlow, que é uma ferramenta de código aberto para análise de velocidade baseada em regras de performance definidas pelo Yahoo. As notas de classificação são exibidas em percentual (de 0 a 100%).
Acesse a ferramenta GT Metrix em http://gtmetrix.com/ (em inglês)
Esta ferramenta oferece a possibilidade de se escolher o local de origem do teste e também o tipo de navegador. Os testes de velocidade sempre são realizados de um ponto inicial até o local onde se encontra o servidor físico. Sendo assim, o ponto inicial fará diferença no resultado. Por exemplo: se você está acessando um site do Brasil e o servidor está nos Estados Unidos, o tempo de resposta será maior em comparação com um usuário que está nos EUA. Antes de iniciar o teste é possível alterar a localidade de origem, como pode ser visto abaixo.
Após a submissão, o resultado é bem detalhado, incluindo desempenho, conteúdo e domínios (carregamento do conteúdo detalhado por domínio). Oferece também uma visão interessante sobre a compactação do conteúdo e o uso de cache pelo website. Você poderá navegar pelas abas Details (detalhes), Performance Review (análise de desempenho), Content Breakdown (detalhamento de conteúdo), Domains (domínios) e Screen Shot (captura de tela).
Acesse o Web Page Test em http://www.webpagetest.org/
O Web Page Analyzer foi criado por Andy King, autor do livro Website Optimization, lançado pela O’Reilly em 2008. Assim como as demais ferramentas, ela calcula o tamanho da página, elementos e tempo de carregamento.
O resultado é exibido em tabelas contendo as principais informações sobre o assunto. Ao final da página, há uma área de Analysis and Recommentations (análise e recomendações), na qual itens como HTML, imagens, scripts, entre outros, são comentados com recomendações de melhoria.
Acesse o Web Page Analyzer em http://www.websiteoptimization.com/services/analyze/ (em inglês)
Agora que você já possui as ferramentas necessárias para medir o desempenho do seu site, já pode dar o próximo passo e seguir as recomendações de otimização sugeridas pela ferramenta escolhida. Com uma boa referência, fica muito mais fácil saber por onde começar!
Muitas outras técnicas de otimização pode ser utilizadas para melhorar o desempenho e o tempo de carregamento. Como o assunto é vasto, vamos tratar em outros posts aqui no blog.
E você? Já conhecia alguma das ferramentas apresentadas? Qual delas prefere? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários.
Vamos tomar um café. Se você quer resultados diferentes, precisa de uma agência que pense diferente. Faça o orçamento do seu site ou Campanha Ads e agende hoje mesmo seu atendimento.
Na Mundo Digital web e design o seu site já é criado de forma responsiva, atendendo os padrões do Google e otimizados para diminuir o tempo de carregamento do site e facilitar sua indexação e também executamos todos os procedimentos no Search Console do Google. Todo o site também é oferecido com SEO completo e contamos com hospedagem de sites com servidores de última geração com discos SSD, 32 Giga de memória e 32 cores de processamento.
Seu site nas primeiras páginas do Google. Atendemos as cidades de Itupeva, Valinhos, Grande ABC, Jundiaí, Indaiatuba, Louveira, Campinas, Itatiba, Vinhedo, Cabreúva, Sorocaba, Guarulhos e São Paulo. Também contamos com o atendimento online todo o Brasil. Sinta-se a vontade para conhecer as nossas soluções em internet.
Tags
#bing #curiosidades #desenvolvimento-de-sites #design #estrategias-de-anuncios #otimizacao-de-sites #produtividade #projetos #tecnologia #wordpress #blog #criacao-de-sites #fotografia #google #hospedagem-de-sites #imagens #internet #landing-page #marketing #schema-markup #seo #sites-responsivos #webdesign #websites #wordpress