Conheça as tendências para o web design em 2019

Conheça os novos conceitos e aplicações para melhorar a visão de um site com design sofisticado e atraente para o ano de 2019.

01. Texto sobreposto a imagem

Sobreposição de texto a imagem foi um método que tornou-se uma tendência durante o ano de 2018, e que continuará forte até o próximo ano. Misturando elementos de contraste no texto – cores ou texturas – com a imagem de fundo, resultando em uma continuidade para a imagem original.

02. Desenhos orgânicos e padrões geométricos

Como continuidade de uma tendência bastante explorada com gradientes de cores vibrantes, os desenhos orgânicos e os padrões geométricos combinados com imagens, vídeos ou vetores, prenderá ainda mais a atenção do visitante de seu website.

O uso de formas em layouts para web, pode simbolizar conceitos, transmitir emoção, criar profundidade ou influenciar um caminho visual. Esses forms, quando bem distribuídos, ajudam a direcionar o usuário para áreas importantes do app ou site.

03. Cores vibrantes

A cor é uma ferramenta de estudo essencial para um designer, pois elas influenciam diretamente nas ações e emoções do usuário. Por isso escolha de cores brilhantes continua em alta, como nos anos anteriores, e acredita-se que continuará por um bom tempo.

A composição de cores vívidas são criadas utilizando o pigmento sem a adição de cinza ou preto. Pelo fato de segurar a atenção do usuário, aplica-se junto às chamadas. No entanto é ideal sempre encontrar o equilíbrio correto entre cor e texto, para não confundir o usuário.

04. Diagramação assimétrica

A diagramação e o layout fora do grid marca uma forte tendência em 2018 e que continuará por 2019. Designers estão cada vez mais usando esta forma de sobrepor os elementos, criando uma nova releitura para a estética minimalista.

As imagens alinhadas foras do grid criam um padrão simplista que consegue realçar o conceito que se quer transmitir, além de manter a atenção do usuário por mais tempo nas imagens, fator muito importante, principalmente para e-commerce.

05. Movimento

A adição de elementos de movimento em um site está cada vez mais em alta, contidos em animações, rolagens ou gatilhos, que acabam aumentando o engajamento e incentivam os usuários a permanecer interagindo com o site. Apesar de não ser um método novo, estes começaram a ser inovados cada vez mais, de forma minimalista e estratégica, para atrair a atenção do usuário e transmitindo uma experiência genuinamente única.

06. Tipografia handmade

Um elemento que também está bastante na moda são as fontes handmade, conhecidas também como “artesanais”. Geralmente utilizadas em setores específicos, acabam proferindo uma personalidade exclusiva ao site, quando usada estrategicamente em chamadas ou títulos em áreas próprias da diagramação.

07. Mobile first

Com as mudanças do mundo digital, o acesso a internet móvel sobrepujou os usuários de desktop. Com isto, a responsividade para diferentes dispositivos tornou-se um padrão essencial.

Seja para manter o website dentro dos das melhores práticas de usabilidade, quanto seguir as premissas básicas para a indexação no Google e demais mecanismo de pesquisa, é necessário um olhar especial para a experiência de usuário em dispositivos móveis.

Essa nova premissa impacta também a forma de planejar e desenvolver um novo projeto web. Se antes pensava-se em uma versão desktop com o desdobramento mobile, hoje estamos caminhando para o sentido inverso.

Pensar na versão mobile como a principal, não apenas otimiza todo o processo de planejamento, como também aprimora o desenvolvimento do site, evitando potenciais erros e ajustes durante ambos os processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish