Habilidades essenciais para profissionais de marketing digital

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Muitas pessoas entram no setor de marketing digital com as habilidades básicas de que precisam para fazer um ótimo trabalho. Essas habilidades podem tornar mais fácil para eles aprenderem as habilidades básicas necessárias ao desempenho de suas funções.

Já foi dito que as habilidades sociais não podem ser ensinadas, mas discordo veementemente disso .

É preciso ter habilidades físicas e pessoais para fazer seu melhor trabalho em marketing digital. E a boa notícia é que você pode trabalhar na construção de ambos os tipos.

Dependendo de suas experiências com o mundo, você pode desistir facilmente porque nunca conseguiu o que queria. Você pode não querer fazer perguntas porque já teve perguntas fechadas antes. Com o ambiente adequado, essas habilidades podem definitivamente ser aprimoradas.

Aqui estão 20 habilidades essenciais para ajudá-lo a ter sucesso no marketing digital.

Habilidades interpessoais 

Habilidades pessoais são habilidades relacionadas a como você trabalha. Essas são habilidades que muitas pessoas possuem sem realmente pensar sobre elas.

1. Curiosidade

Adoro quando um funcionário quer aprender mais. Existem tantos aspectos do marketing digital e tantos pequenos nichos. Desejar mais conhecimento sobre como tudo se encaixa realmente o torna melhor em qualquer função.

2. Tenacidade

Se você desiste facilmente, o marketing digital provavelmente não é o campo para você.

Você pode trabalhar para classificar um site e uma atualização o esmaga, ou pode lançar ideias que são rejeitadas. Você pode ser chamado para ajudar a descobrir por que um site não está indo bem.

Todos os dias há algo novo e é isso que mantém tudo interessante.

3. Disposição para ouvir e aprender

Eu estive errado tantas vezes que é uma loucura. Meus funcionários (e clientes) sabem discutir seus pontos de vista comigo se acharem que estou errado, e aprendi a realmente confiar no que eles dizem.

Alguns clientes me deram instruções que acho que não vão funcionar, mas eu as experimento e tenho sido surpreendido com frequência. Pensar que você sabe tudo significa que você não tem a oportunidade de melhorar.

Os profissionais de marketing digital ouvem uma sessão de treinamento para aprender novas habilidades.

4. Adaptabilidade

Com a minha equipe, as atribuições podem variar de mês para mês, dependendo da nossa lista de clientes. Eles podem estar trabalhando em um cliente de finanças por um mês, então precisarão mudar para um cliente de viagens.

Eles podem precisar contribuir e ajudar outra pessoa em um cliente com o qual nunca trabalharam.

Quando comecei, fui jogado no SEO técnico, redação de conteúdo e PPC, tudo ao mesmo tempo. Sempre há uma chance de que você precise fazer outra coisa ou algo extra, então você também pode estar preparado para isso.

5. Capacidade de multitarefa

Sempre há muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo no marketing digital. Você quer ler os artigos mais recentes, ver os tweets relevantes mais recentes, fazer seu trabalho, descobrir como fazer algo de uma maneira diferente que economize tempo, faça relatórios, etc.

Se você não consegue realizar bem a multitarefa, rapidamente ficará para trás.

Um homem está sentado em uma mesa multitarefa, com três braços adicionais completando mais tarefas.

6. Empatia

Ser capaz de ver as coisas do ponto de vista de outra pessoa é essencial para qualquer tipo de marketing. É importante entender por que alguém pensa de determinada maneira.

A empatia é tão importante que escrevi um artigo inteiro sobre isso.

7. Tirando Seu Próprio Ego da Imagem

Às vezes estamos tão envolvidos com o que achamos que precisa ser feito, não podemos tomar um passo para trás e ouvir a outra pessoa, porque todos nós somos pensamento é que nós sabemos o que é melhor.

Todos nós precisamos perceber que nem sempre acertamos e, mesmo que estejamos certos, às vezes isso simplesmente não importa.

Você não pode levar para o lado pessoal quando pensa que deve dar um lance para certas palavras-chave e o cliente quer que você dê um lance para palavras-chave diferentes.

Não posso levar para o lado pessoal quando envio um artigo para este mesmo site e meu editor me pede para fazer uma alteração.

8. Forte Ética de Trabalho

Obviamente, você realmente precisa disso na maioria das carreiras, mas com algo como o link building , você nunca vai se sair bem sem querer trabalhar duro, pois às vezes é muito frustrante e tedioso.

Quando o marketing falha, pode ser extremamente difícil recomeçar. Você encontrará muitos obstáculos de uma forma ou de outra, por isso é fundamental continuar tentando e não desistir.

9. Honestidade e Transparência

Uma das minhas maiores irritações é quando alguém não consegue admitir um erro.

Você sempre será descoberto.

Tínhamos alguns funcionários que deixavam o trabalho pontualmente e achavam que não seriam pegos, por exemplo. Alguém apareceu de outro estado e fingiu que eu simplesmente não os tinha visto no escritório.

As pessoas dizem coisas completamente absurdas. Com tantas pessoas disponíveis para substituí-lo, não ser honesto é inaceitável.

Uma mulher levanta uma das mãos e leva a outra ao coração em um gesto de honestidade.

10. Ser capaz de dizer “Eu não sei”

Não sei por que isso é tão difícil, mas parece ser. Trabalhei para alguém que me disse para nunca admitir não saber de algo, e acho isso ridículo.

Você não aprende a menos que admita que não sabe algo. Se eu não sei de algo, quero me aprofundar e descobrir.

Não acho constrangedor não saber tudo. Nunca pensei menos de ninguém que admitiu não saber de algo.

Com tanta informação sendo lançada sobre nós constantemente, é impossível acompanhar.

Habilidades difíceis

Habilidades difíceis são habilidades ensináveis. Aqui estão as 10 habilidades difíceis que considero as mais realizáveis ​​e as que podem ajudá-lo a obter um conhecimento mais amplo do setor.

11. Como pesquisar bem

As pessoas constantemente fazem perguntas que poderiam facilmente consultar no Google. Isso pode desperdiçar muito tempo.

Você precisa ser capaz de cavar em busca de informações e ficar melhor com suas consultas de pesquisa,  para que não esteja vasculhando toneladas de informações irrelevantes.

Tivemos funcionários que começaram a trabalhar em um novo cliente e me mandavam e-mails pedindo para explicar para que um determinado produto era usado, por exemplo.

Então, eu passaria meu próprio tempo pesquisando no Google e descobrindo, depois respondendo ao e-mail. Prefiro fazer minha própria pesquisa do que pedir a outra pessoa para fazer por mim.

12. Usando Excel, Planilhas Google ou Outra Planilha

No mínimo, você deve ser capaz de executar funções básicas em uma planilha . Mas, dependendo do seu trabalho, seria sábio aprender como lidar de forma eficiente com grandes conjuntos de dados.

De dados de palavras-chave a backlinks, é difícil obter as informações desejadas sem usar essas funções avançadas.

Aprenda a usar o Excel e outras planilhas e ferramentas de visualização de dados.

13. Realização de pesquisas e coleta de dados

Provavelmente, você precisará extrair dados de várias fontes em algum momento. Você pode ter que fazer uma auditoria técnica em um site.

Existem tantas ferramentas e fontes de informação que é fundamental que você descubra onde procurar e como obter o que precisa.

Se você estiver criando conteúdo, também precisará encontrar e verificar as informações .

14. Usando o Google Analytics

Você pode obter tantas informações do Google Analytics que seria uma verdadeira oportunidade perdida não tentar dominá-las.

Se o Google está fornecendo informações sobre o seu site, você absolutamente precisa usá-las.

Da observação do tráfego ao rastreamento de conversões, o Google Analytics é uma ferramenta obrigatória e gratuita .

Domine o Google Analytics para aumentar seu valor como profissional de SEO.

15. Usando pelo menos uma ferramenta importante de SEO

Fora do Google Analytics, é bom saber como usar pelo menos uma ferramenta que pode fornecer um conjunto de dados diferente. Eu uso alguns porque cada um tem seus pontos fortes.

É incrível ver a quantidade de informações que você pode obter dessas ferramentas e seus relatórios.

16. Analisando a eficácia de seus esforços

Algumas pessoas medem o progresso pelo aumento do tráfego. Alguns gostam de conversões.

Quaisquer que sejam seus KPI s, você precisa saber como rastreá-los de forma confiável.

17. Comunicação

Quer você se comunique melhor por escrito ou oralmente, boas habilidades de comunicação são absolutamente essenciais.

Meus funcionários trabalham remotamente e nenhum dos meus clientes está perto de mim, então passo muito tempo trocando e-mails com todos.

Acho que boas habilidades de comunicação são naturais para algumas pessoas. Mas se não o fizerem com você, é definitivamente algo que você pode trabalhar para melhorar.

Colegas se reúnem em uma reunião de videoconferência remota.

18. Descobrindo o que está acontecendo e o que deu errado

Se o tráfego cair repentinamente ou sua taxa de rejeição aumentar drasticamente, é importante que você saiba como começar a rastrear as possíveis causas.

Nem tudo é motivo de alarme, é claro. Pode haver explicações lógicas para o que você está vendo.

Você simplesmente precisa saber onde olhar e como obter informações suficientes para ter uma ideia do que está acontecendo e, em seguida, começar a consertar.

20 habilidades essenciais para profissionais de marketing digital

19. Usando um rastreador

Existem várias ferramentas de rastreamento excelentes e você deve se familiarizar com pelo menos uma delas.

Mesmo que você não esteja sendo muito técnico com seu trabalho, apenas conseguir obter informações sobre redirecionamentos ou conteúdo duplicado pode ser extremamente útil.

20. Codificação ou compreensão do código

Eu vim para o SEO com experiência em programação, então sou um pouco tendencioso, mas acho que os profissionais de SEO deveriam pelo menos saber HTML básico.

Habilidades de programação mais avançadas (como aprender Python ) certamente são úteis também.

A codificação também ensina como pensar muito logicamente e melhora suas habilidades de resolução de problemas. Mesmo que você nunca tenha a chance de codificar, estará mais bem equipado para pensar nos problemas.

Você realmente precisa possuir todas essas habilidades para ser excelente no seu trabalho?

Absolutamente não. Existem inúmeros profissionais de SEO que não sabem codificar, por exemplo, e podem fazer bem o seu trabalho.

Existem pessoas que não possuem muitas habilidades sociais e elas estão bem.

Com o nível de hoje de situações de trabalho remotas há mais flexibilidade do que nunca para ser você mesmo, trabalhar onde quiser, por vezes, o trabalho sempre que você sentir como ele, e simplesmente fazer o trabalho.

Mas quando chegar a hora de crescer em sua carreira e aprimorar seu valor profissional, você definitivamente vai querer trabalhar em algumas das principais habilidades de marketing digital acima.

Fonte: Search Engine Journal

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Escrito por: André Rodrigues
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André Rodrigues
André Rodrigues
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